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LIDERAR A MUDANÇA

15/08/2010 22:52

  Por Edna Rossim (Pedagoga – Especialista em Gestão Educacional e Administrativa, Planejamento. PNL e Leader Trainning - LT1 e LT2)

Bons líderes fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho. (Warren G. Bennis)

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum, portanto ser um líder autêntico é aquele que cria estratégias, determina a direção da empresa, faz com que os seguidores acreditem na validade das idéias.

Considerando o conceito acima, podemos afirmar que Liderar pessoas constitui-se numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional em plena era da informação em busca da qualidade e produtividade. O texto que apresentamos sobre o tema liderança e pretende refletir sobre a ação do líder moderno que tem como desafio construir seu próprio estilo de liderança, afinada com seus princípios e valores pessoais que atenda a necessidade da empresa e da equipe de trabalho, buscando dentro de uma finalidade o alcance de maior qualidade, produtividade, bom relacionamento interno e externo, autoconfiança e segurança nas atividades de trabalho através de uma filosofia mais humanista onde é valorizado o talento humano.

"Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória." (Henry Ford)

São as pessoas que criam, inovam, produzem, vendem, atendem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam e gerenciam os negócios nas organizações. Não podemos esquecer             que o talento humano passou a ser tão importante quanto o próprio negócio, pois é o elemento essencial para sua preservação, consolidação e o sucesso organizacional. As organizações estão buscando um relacionamento melhor entre as pessoas, incentivando o trabalho em equipe, a harmonia no grupo e enfatizando a importância dos líderes para o desenvolvimento destes talentos.

“Os grandes líderes são como os melhores maestros –

eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos."

 (Blaine Lee - Frases de liderança)

Grandes transformações vêm ocorrendo no mundo dos negócios que impactam diretamente na economia mundial reestruturando o ambiente empresarial. A necessidade de mudança tem sido imposta de fora para dentro da organização pelo avanço tecnológico, pelo processo de globalização e pela competição acirrada no mercado de trabalho que impõem novas formas de liderar/motivar as pessoas para produzirem mais e mais, trabalharem em times e atenderem melhor um cliente cada vez mais exigente. Nunca se precisou tanto da interação humana para se obter resultado.

A liderança é a capacidade de conseguir que

as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.

Harry Truman

Nesta perspectiva, para ser líder é necessário desenvolver atitudes e habilidades que auxiliem na condução de um grupo de pessoas, buscando tomar decisões e ações acertadas tendo em mente objetivos orientadas, para os resultados. Orientamos doses de CHÁ (C=Conhecimento + H= Habilidade + A+ Atitude= Sucesso), portanto, além da inteligência o trabalho do líder envolve qualidades pessoais como espontaneidade, espírito democrático, caráter, carisma, determinação, compreensão, integridade e honestidade.

"Com talento ganhamos partidas;

 com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos."

 (Michael Jordan, jogador e líder)

O trabalho do líder deve ser imparcial, não favorecer pessoas pelo grau de afinidade ou amizade, mas sim pelo grau de interesse e participação no desenvolvimento da atividade. O líder deve ter muita maturidade, pois lida com pessoas, e pessoas esperam ser tratadas com dignidade e respeito.

Para Ram Charan o Know-how é composto por oito habilidades. Know –how, segundo o autor é o que separa os lideres que fazem – que entregam os resultados – daqueles que não realizam, isto é a experiência técnica é o saber fazer. É a diferença daqueles líderes que constroem valor intrínseco no longo prazo e entregam resultados no curto-prazo nas organizações.

O autor assim descreve as habilidades que compõe o know-how:

1.         (...) Posicionamento e Reposicionamento: a busca constante de uma idéia central para o negócio que reúna as necessidades dos clientes e que faça dinheiro;

2.         Habilidade para apontar as mudanças externas: detectar mudanças de padrão no mercado para colocar o negócio na ofensiva;

3.         Controle do sistema social: ter habilidade para contratar as pessoas certas, com comportamentos certos e ter informações corretas para fazer o melhor, tomar decisões rápidas e alcançar os resultados empresariais.

4.         Avaliação de pessoas: saber orientar as pessoas com base nas suas ações, decisões e comportamentos, avaliando se estão atingindo os resultados que foram definidos como negociáveis;

5.         Habilidade para moldar a equipe: tornar a equipe altamente competente;

6.         Capacidade para definir objetivos: definir um conjunto de objetivos que balanceie o que o negócio pode se transformar com o que ele pode atingir realisticamente;

7.         Habilidade para definir prioridades: definir o caminho e o alinhamento dos recursos, ações e energia para atingir os objetivos;

8.         Capacidade para lidar com forças além do mercado: ter habilidade de se antecipar e responder rapidamente as pressões da sociedade para não afetar o seu negócio.(Janeiro 2007, KNOW-HOW).

As mudanças que invadem o mundo contemporâneo requerem um novo tipo de indivíduo e de trabalhador em todos os setores econômicos, a ênfase está na necessidade de competências múltiplas do indivíduo, no trabalho em equipe, na capacidade de aprender e de se adaptar às situações novas.

E para sobreviver o indivíduo precisa desenvolver uma série de capacidades novas: autogestão, resolução de problemas, adaptabilidade e flexibilidade diante de novas tarefas, assumirem responsabilidades e aprender por si próprio e constantemente trabalhar em grupo de modo cooperativo e menos hierarquizado. O mundo contemporâneo requer um indivíduo capaz de criar estratégia para liderar o novo.

A liderança não é uma habilidade nata, nem privativa de uma minoria, ela pode ser aprendida, assimilada, aperfeiçoada, adaptada e incorporada ao “chefe”. Não existe uma fórmula única para se tornar um líder. Um líder moderno deve correr riscos ser audacioso, entretanto, deve ter um bom planejamento estratégico, visão de futuro, sem perder a visão do presente, e olhar o passado como referência.

"O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho." (Peter Drucker)

Ser e estar entusiasmado consigo mesmo, com o trabalho e com a equipe sinérgica na obtenção de resultados, saber reconhecer e recompensar talentos, ter clareza nas metas perseguidas, perseverança, gentileza, carisma, honestidade, integridade e além de bom ouvinte, flexível, paciente, atencioso, observador, negociador, motivador, ... Deve ter entre outras, a inteligência emocional, que se torna um diferencial significativo em ambientes competitivos.

Para James Hunter, autor de O Monge e o Executivo, “a liderança é uma questão de caráter, e este, é seguramente, o mais forte exemplo que ele deixara para sua equipe.” No entanto, o conceito de liderança enfatiza a capacidade de alguns indivíduos sensibilizarem, inspirarem e mobilizarem grupos ou massas para caminharem juntos na busca de um mesmo objetivo. Assim, a liderança pode melhorar ou piorar o contexto histórico do qual faz parte.

Uma vez que, o exercício de liderança reconcilia o indivíduo como protagonista, com relações sociais, com os processos e com o contexto maior. Permite, na prática, a dimensão pessoal com a social.

Sobre a questão de caráter nos diz Floriano Serra:

 (...) ainda há organizações que enaltecem os líderes que conseguem resultados a qualquer preço. Há alguma lógica nisso, porque as empresas precisam de resultados para sobreviver. Mas, sou da opinião de que, mais que os resultados, elas necessitam das pessoas – que são justamente os instrumentos mediante os quais os referidos resultados são atingidos. Logo, a gestão de pessoas deveria ser a prioridade do líder, que terá os resultados como conseqüência natural, mas claro que o foco dele não pode pular para o extremo e fixar-se apenas nas relações interpessoais: o clima interno vai muito bem, obrigado, mas... e os resultados (Junho 2007, GESTÃO EDUCACIONAL)

Nesta expectativa, o exercício da liderança depende não só das competências individuais de quem a exerce, mas também da qualidade de uma relação estabelecida entre pessoas e da exigência do momento, construindo assim, o elo que liga desenvolvimento pessoal e social.

"A diferença entre um chefe e um líder:

um chefe diz, Vá! um líder diz, Vamos!" (E. M. Kelly) 

No entanto, Tom Peters dizia que: “líderes não criam seguidores. Eles criam mais líderes”, e hoje as empresas precisam de líderes, que saibam o que estão fazendo, como estão fazendo e por que estão fazendo. Precisam conhecer a dimensão de uma mudança e em que velocidade deve acontecer.

Antonio Meneghetti, quando discorre sobre liderança, destaca as características do líder:

(...)Líder indica o dirigente, a pessoa-vetor, a pessoa que controla as operações. É o centro operativo de mais relações e funções. Centro operativo não significa que um indivíduo que se coloca sobre os outros e comanda, essa é uma projeção infantil. O líder é uma pessoa que constrói a função, a repara quando necessário e a aperfeiçoa, portanto é um artesão. É alguém que sabe fazer as relações com vantagem, com ganho (Fevereiro 2007, GESTÃO EDUCACIONAL)

Conclui-se, que diante das mudanças, o líder deve conciliar os interesses da organização ao da equipe de trabalho objetivando um ambiente favorável ao desenvolvimento. Portanto, independente do seu próprio estilo, ser líder implica em saber exercer a liderança e essa se faz no dia a dia, junto a equipe de trabalho. Assim, saber conviver harmonicamente, tolerantemente buscando o equilíbrio torna-se um dos primeiros degraus para quem quer ser um verdadeiro “líder em tempo de mudanças”.

"Gerenciar é fazer direito as coisas;

liderar é fazer as coisas certas." (Peter Drucker) 

Liderar é... aprender a aprender e aprender a ser uma pessoa melhor a cada dia na gestão de sua equipe.

 

BIBLIOGRAFIA

GESTÃO EDUCACIONAL: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. fevereiro, 2007.

___________. Gestão Educacional: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Junho, 2007.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 17º edição (trad. Maria da Conceição Fornos de Magalhães).

MINICUCCI, Agostinho, Psicologia Aplicada à Administração: Teorias e Sistemas, 87, 5ª Edição, São Paulo, Editora Atlas S.A. - 1995