A IMPORTÂNCIA DE UMA PALAVRA MÁGICA NOS RELACIONAMENTOS: OBRIGADO (A)
A simplicidade, a beleza e o som gostoso de um “obrigado (a)” estão cada vez mais difíceis de serem encontrados e de se ouvidos. Agradecer é uma arte das pessoas que entendem os processos e meios saudáveis de se manter as relações sociais.
Quando manifestamos o ato de agradecer com as palavras: muito Obrigado (a) é preciso que estas simples palavras porem de gesto amplo seja embebida de emoção, sinceridade, autenticidade e calor humano. O Simples ato de repetir “Obrigado (a)” pode se tornar um ato mecânico perdendo assim a leveza e a grandeza do gesto.
O poder da palavra Obrigado (a):
- Desarma espíritos;
- Dissolve resistências;
- Engrandece quem faz o gesto e quem recebe;
- Estreita os laços de amizades;
- Abre portas;
- É atitude de pessoas altruístas;
Um obrigado (a) dito com amor, carinho e sinceridade pode salvar o dia de alguém que já pode estar se considerando humilhado, mal remunerado ou injustiçado em seu trabalho ou em outras situações.
Digo que fazer o bem e servir é uma arte e deve ser feita mesmo sem esperar nada em troca nem mesmo um obrigado (a).“Faça o bem não olhe a quem, que o obrigado, nem sempre vem”. É preocupante como esta nova geração de crianças e jovens estão se esquecendo de utilizar as palavras mágicas nos relacionamentos:
- Obrigada,
- Por favor,
- Desculpe-me,
- Bom dia...,
Os gestos de carinho, amor e gentilezas precisam ser vivenciados experienciados e não meramente ensinadas. Se o ambiente é hostil, então fica explicada a inexistência de um ato tão importante como o agradecimento.
Quando o agradecer é uma excelente dica para manter bons relacionamentos e uma arte de pessoas bem resolvidas?
- Sempre que receber um convite, um e-mail de gentileza, um presente, um momento para mostrar seus préstimos profissionais, um bom atendimento, um gesto de atenção, a cedência de um lugar á mesa, num auditório, na rua, na calçada, no ônibus, e assim por diante.
-
Até mesmo diante de uma situação não muito agradável. Este deve ser feito com cautela e polidez, sem excesso, pois pode soar falso e uma ofensa, dificultando assim o relacionamento.
Agradecer é...
- Doar-se em sinceridade a alguém diante de uma situação;
-
Reconhecer a importância do fato ou da pessoa;
-
Testar a própria humildade e generosidade de servir;
-
Manifestar a boa educação;
Quando entendemos que tudo que fazemos ao outro volta na mesma intensidade para nós, mudamos nossa maneira de ver o mundo e consequentemente mudamos nossas atitudes.
CHA: precisamos tomar muito CHA Conhecimento, Habilidade e Atitude para trabalhamos bem as condições da CHAVE dos nossos Relacionamentos;
CHAVE: Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valores e Emoções.
Edna Rossim