Consultorias, Palestras, Marketing e Pesquisas

:: INSTITUTO ANDE ::

EM BOA ESPERANÇA:
Rua Armando Francisco Furlan, 86 - Centro Boa Esperança - ES Próximo ao parque de Exposições


(27) 99883 -1923 e 99722 - 6902

facebook.com/institutoande
institutoande@gmail.com

Eventos

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DIRETORES E PEDAGOGOS - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PINHEIROS

FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES

Objetivo: Instrumentalizar a equipe gestora para atuar de forma eficiente no planejamento junto aos professores com intervenções eficazes para a melhoria dos resultados das avaliações externas e internas.

Público Alvo: Diretores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Pinheiros.

Tema: Novo olhar sobre as diferentes formas de ensinar e aprender com foco na intervenções pedagógicas eficientes.
Subtemas:
1- Elaboração do Plano de Intervenções a serem realizadas a partir dos Índices de reprovação e resultados do município de Pinheiros;
2- Avaliação: instrumentos e intervenções;
3- Processo de Planejamento diversificado para atender os estudantes.

Três Encontros: 11 de maio; 08 de agosto; 19 de setembro.

Horário: 8h às 17h

Duração: 8h cada encontro = 24 horas

Palestrante: Edna Rossim

XX Conferência Distrital

 09 de Junho 

 10h00: Palestra da Vida - Edna Rossim


19/05 - Cachoeiro de Itapemirim

23 a 24/05 - Grande vitoria
 
25/05 - Colatina

 

Edna Rossim, participará do CIDEB 2012, (Congresso Internacional de Educação no Brasil), em Porto Seguro/BA

DATA - 26 de junho de 2012. 

LOCAL - Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento. 

CIDADE/ESTADO -  Porto Seguro/BA.

ATIVIDADE - Palestra nacional.

TEMA GERAL DO EVENTO - Educação e Tecnologia: Novos desafios para um novo educador.

TEMA PARA PALESTRA – Em segmento ao tema do CIDEB 2012.

O Poder da Motivação e a Arte de Ensinar e Aprender !

Temática: motivação, entusiasmo, atitudes, superação, auto-conhecimento, criatividade, liderança pessoal e profissional, determinação,   a sala de aula, CHÁ, CHAVE ,METAS, RODA DA VIDA..

PÚBLICO - Educadores do ensino infantil, fundamental, médio e superior, secretários municipais e estaduais dos estados brasileiros, gestores de escolas, instituições educacionais públicas e privadas, coordenadores pedagógicos, administradores, publicitários, presidentes de associações representativas, profissionais envolvidos com gestão escolar, educadores, pedagogos, psicólogos, acadêmicos das diversas áreas do saber, empresas ligadas direta ou indiretamente à educação, profissionais em geral e demais interessados nos temas do Congresso.

 

Dia: 26/04/2012

Público alvo: Professores, pedagogos que atuam no Ensino Fundamental

Duração: 08 horas (manhã e tarde - grupos diferenciados)

Horário: 7h 30min às 11h 30min – 04 horas – 1 grupo de professores.

Horário: 13h às 17h- 04 horas- 1 grupo de professores.

Objetivo: Oportunizar a troca de experiência no contexto da sala de aula visando a excelência doplanejamento/execução da aula/avaliação tendo como foco a aprendizagem dos alunos.

Tema: Avaliação Escolar: Desafios e Possibilidades

Temática:

  • Conceitos, etapas e resultado do planejamento;
  • Relação de limites entre ensinar e aprender;
  • Conceitos, etapas, Instrumentos de avaliação;
  • Orientações didático-metodológicas na elaboração dos tipos de avaliação/ correção/registros dos resultados/recuperação.

Palestrante: Edna Rossim

Pedagoga, especialista em Supervisão, Planejamento Educacional, Gestão Administrativa e Pedagógica;

Monitora de Sexualidade Humana pelo CEAFAM;

Practitioner e Master de Neurolinguística, Leader Training I e II

Professora, Escritora, Consultora e Palestrante.

 

                                                        1° OFICINA EM NOVAS TECNOLOGIAS                                             

A Procamp e o Instituto Ande ministraram em Boa Esperança, Espirito Santo no dia 05 de Novembro ministrando a 1° oficina em Novas Tecnologias. 

A oficina foi ministrada pelos professores Marcelo Campinhos e Edna Rossim para os professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Izaura de Almeida Silva. 

Segue abaixo cronograma das atvidades ministradas no dia:
Resgate histórico da informática na Educação. O marco brasileiro e principais conceitos de Informática Educacional.
  • Introduzir os conceitos básicos da Informática e instruir os discentes com ferramentas computacionais que possibilitem a utilização das Tecnologias da Informação.
  • Conhecimentos técnicos mínimos (instalação e uso de software; scanner; impressoras; compartilhamento de unidades e pastas) para atuação no laboratório de informática. Organização e conduta do Laboratório.
  • Software Proprietário x Software Livre.
  • Reflexão e análise da prática do desenvolvimento da Internet e de softwares como instrumentos de apoio ao processo de Ensino e Aprendizagem, tanto na modalidade presencial, como na modalidade à distância.
  • Evolução da Internet como ferramenta emergente de tecnologia educacional.
  • Ensinar gravar arquivos em Pen Drive/ DVD/CD e passar destes para o computador;
  • Ensinar conectar projetor multimídia no computador;
  • Lista de discussão;
  • Abrir conta Orkut, Facebook;
  • Abrir conta de Youtube;
  • Como fazer um vídeo ( imagens, som, recursos);
  • Listagem de sites educativos ;
  • BLOGS (PRINCIPIOS e criação);
  • Princípios em segurança da informação;
  • Divisão em grupos para criação e concepção de ideias;
Palestra  -  Congresso Conhecer

Gestão da Sala de Aula, como tornar seu planejamento criativo!!

Por Edna Rossim 

A palestra abordou as temáticas voltadas para a gestão da sala de aula onde o (a) professor(a) é o(a) líder e assim sendo, tem a missão de formar novos líderes através da conquista da liberdade de arte da expressão e do autoconhecimento trabalhando os limites, a disciplina e as possibilidades de fazer a diferença ao ensinar.

O (a) professor(a) ao utilizar e explorar a metacompetência, trabalhando com os desafios da disciplina  e com a utilização de doses homeopáticas de C.H.A= C= Conhecimento + H=Habilidade + A=Atitude chegará ao sucesso da aprendizagem de seus alunos, porque além de os alunos sentirem-se pessoas especiais, eles também entenderão  e compreenderão que seu professor(a) é alguém que se preocupa com cada um deles.  A arte de abraçar, de tocar, de dar e receber, de dar comandos positivos de despertar os motivos em aprender é a mágica da sala de aula. O Professor que encontra esta chave trabalha como se não precisasse de dinheiro, ama como se nunca tivesse amado, dança como se não tivesse ninguém olhando.  Faz de uma aula um laboratório de experiências fantásticas de vida, de cor, de sabor e de saberes... Nós só desejamos o que desperta em nós o prazer... Ensinar é assim... Fácil... É só dar a comida certa, quando se está com fome, mas para isso, esta comida precisa ser preparada com amor, prazer, satisfação e acima de tudo consciência de que você servirá o que de melhor sabe preparar. A arte de ser resiliente é a grande sabedoria de conquistar pessoas.

O professor que encontra em sua aula de aula a CHAVE do sucesso é alguém que quando além dos três princípios do chá, acrescenta V= Valores + E= Emoções. Ao dominar as emoções do medo, da raiva, da tristeza e se implantar a arte de ensinar com alegria, reciprocamente os valores necessários serão respeitados como o princípio da liberdade, da responsabilidade, da equanimidade, da justiça, da colaboração, entre outros que a escola desenvolve como meta em seu PPP Projeto Político Pedagógico.

Quando a arte de ensinar e aprender passa pela metacognição de criação de mapas mentais através da modelagem e da ressignificação e reestruturação das imagens, sons e gestos, o cérebro arquiva/codifica como uma aprendizagem positiva, alegre e de grande importância que sempre que for necessário retomá-la, a imagem voltará como se o que aconteceu há anos estivesse acontecendo naquele exato momento. A arte de ensinar depende de um exímio planejamento.

O (A) professor (a) ao educar utilizando os canais representacionais: visual, cinestésico, auditivo, ou seja, de ensinar a ver, ensinar a sentir e ensinar a tocar pela emoção, o aluno aprenderá o significado, o sentido e entenderá/compreenderá/sentirá que o conteúdo tem importância por ter sido vivenciado. Por esta razão deixo a dica de que uma aula criativa precisa encantar aluno... Precisa ser aquela aula... Precisa deixar marcas positivas... O aluno precisa sentir que você professor (a) é o máximo, ele precisa te respeitar por que entende o que você é METACOMPETENTE, você vai além do domínio do conteúdo...Você sabe respeitar e desenvolver os 4 pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer,  aprender a aprender, aprender a conviver.

Tecnicamente falando os passos de uma aula de sucesso são:

  1. Criar um clima de harmonia e de desafio numa situação problema;
  2. Criar e despertar o interesse para o que se pretende ensinar;
  3. Fazer analogias dos conteúdos aprendidos anteriormente, relembrando do que foi marcante na aula anterior...;
  4. Saber desenvolver o tema, o conteúdo, o título através de várias estratégias: auditivo, visual, cinestésico;
  5. Explicar através de esquemas, gráficos, imagens, leitura, algo que seja de fácil compreensão para o aluno, lembram da ZDP (zona de desenvolvimento proximal – Vygotsky);
  6. Exercitar, exercitar e exercitar com significado, forma e conteúdo;
  7. Revisar e avaliar sempre ao final de cada aula: o que hoje ficou registrado? Como você guardou o que aprendeu hoje? O que não vai esquecer? O que ou quais as imagens positivas que arquivou? Se tivesse que explicar ou dar uma forma para o que aprendeu hoje como você explicaria?
  8. Solicite que o aluno registre o que foi significativo de cada aula.
  9. Executar o check List de sua aula e sempre que possível avaliar o seu desempenho.

A aula de sucesso depende do planejamento, ou seja, é aquela em que aluno e o professor ensinam e aprendem concomitantemente como na arte dos golfinhos. O s golfinhos sempre repassam o que aprendem, sempre caminham juntos, entendem o sentido do termo liderança e respeitam quando um está exercitando o que aprendeu.

Desejo a todos (as) muito sucesso e lembrem-se, sempre vamos precisar de pílulas mágicas para curar as feridas que a vida ou o trabalho, ou outra situação causar... Sejam leves, façam a roda da sua vida girar, e assim tudo fluirá para que você alcance seus sonhos e realize suas metas.

 

Abraços

Edna Rossim

 

              I Fórum Municipal de Educação de Pinheiros              

Durante  os dias 29 e 30 de março os professores, por meio de palestras com alguns dos maiores especialistas educacionais do Brasil, como Vasco Moretto e Clarisse Leal, tiveram oportunidade de se reciclarem para posteriormente aplicar os novos conhecimentos durante as aulas, contribuindo para a melhoria do ensino. 

 

'   Clique na imagem para ver mais fotos do evento     '      

Profissionais da Educação participam de Oficina Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação de São Roque do Canaã realizou no último sábado, 17, uma oficina pedagógica com Diretores, Pedagogos e professores do ensino fundamental. A atividade complementar faz parte de dois programas que já são realizados no município: Pró-letramento e Gestar II.

A oficina foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município e teve como tema “A Gestão da Sala de Aula”. A oficina pedaca foi ministrada pela pedagoga do município de Boa Esperança, Edna Rossim. Mais de 40 pessoas participaram do encontro.

Os programas

O Pró-letramento é um curso de formação continuada construído especialmente para os professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é elevar a qualidade da educação básica e aprimorar o processo de conhecimento e novas aprendizagens dos alunos. Esse programa envolve as áreas de alfabetização e linguagem/matemática.

O Gestar II é um programa de Gestão de Aprendizagem Escolas, voltado para as áreas de língua portuguesa e matemática. O programa destina-se aos professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental e tem como objetivo garantir a formação continuada como um tempo de reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas.

Os dois programas tiveram início no município no mês de julho de 2011.


Via - saoroquedocanaa.es.gov.br

1 | 2 >>