Uma simples homenagem a quem nos orienta e nos protege mesmo à distânica!
Mãe, a palavra mais doce do mundo!!
Consultorias, Palestras, Marketing e Pesquisas
Uma simples homenagem a quem nos orienta e nos protege mesmo à distânica!
Mãe, a palavra mais doce do mundo!!
O LÍDER DE SI MESMO é otimista, alegre, corajoso, audacioso e empreendedor de suas próprias ações, pois perceber que ao dormir e acordar uma série de conexões são estabelecidas com o que realizou durante o dia, com o que planejou para acontecer, e saber que ao realizar o que foi traçado, isso pode trazer energia positiva ou negativa dependendo de como vê sua realidade.
Eis algumas dicas de como um líder pode pensar positivo e atrair energia positiva para sua vida:
Quando os alvos estão definidos em nossa mente, o nosso cérebro está conectado para que não se perca tempo. Tempo é algo precioso para a pessoa que sabe onde quer chegar. Manter-se no foco, ajuda a racionalizar o tempo e a economizar energia.
FOQUE na SOLUÇÃO e não no problema!
Pense em como resolver e em quem você pode buscar ajuda. A primeira ajuda vem de Deus. Creia entregue sua aflição a Ele; Seja agradecido a Deus pelos momentos difíceis, e também os abençoados. Se as coisas não estão como você imaginou é porque seus desejos ainda não foram concretizados. O universo conspira para que você esteja pronto para receber, quando desejar ardentemente.
Somos seres singulares, mas não somos os únicos a conviver com as dificuldades, conflitos e vitórias. As batalhas sempre existirão, as quedas também podem nos manter firmes. As quedas também nos ajudam a nos mantermos firmes e aceitar que a cada uma, tornamo-nos mais fortes. Podemos então dizer, que a cada conquista rejuvenescem as esperanças.
Visão sem ação não passa de um sonho.
Ação sem visão é só um passatempo.
Visão com ação pode mudar o mundo.
Joel Arthur Barker
Sua MOTIVAÇÃO poderá ser conduzida por alguns princípios que tiveram resultados positivos em minha vida. Tenho a coragem de mostrar como atingi meus objetivos. Eu, corajosamente, realizei cada etapa deste projeto chamado “minha vida”.
* Por EDNA ROSSIM. Trecho do livro “A Chave do Sucesso. Exercícios Práticos de Liderança”. Ed. wak. RJ: 2010.
MOTIVOS PARA AGIR(AÇÂO)= MOTIVAÇÃO.
Entende-se que a motivação é um processo único, pessoal e indissociável, portanto é fruto do autodesenvolvimento e crescimento pessoal. A autoevolução nos dá motivos para alcançarmos as possibilidades, em um mundo onde nada é trivial e tudo é útil para um significativo crescimento.
Como obter resultados diferentes sê fazemos sempre do mesmo jeito, com os recursos e as mesmas ferramentas? Se existe uma receita para obter grandes resultados esta deve ser justamente conquistada nas pequenas coisas, dependendo:
· do foco que olharmos;
· do nosso grau de dedicação;
· do nosso graus de esforço e ,
· da qualidade das nossas ações.
Entender como se processa na mente humana a chamada “MOTIVAÇÃO” vai auxiliar a abertura de novos espaços, novas ferramentas para grandes descobertas, aprendizagens para viver melhor e vencer de uma forma que alguns seres humanos ainda não conhecem.
Despertar, sob a luz de um novo dia e renovar
Encontrando nova força para Amar
Em tempos difíceis
Descobrir
Sem querer o quanto é frágil
Decidir
Escolhendo cada passo onde ir
Num futuro incerto
Não é fácil, prosseguir apagando da memória
Tudo aquilo que fez a nossa história
Nossa vida de novo começar.
Composição: Noel Molina
As cosias acontecem num ritmo acelerado e ao mesmo tempo seguem um padrão normal: anoitece, amanhece. Estar motivado nem sempre é fácil. A motivação decorre do resultado da união de fatores internos e externos.
Existem dois tipos de motivação:
As duas trabalham em conjunto para deixar o indivíduo motivado. Uma não sobrevive sem a outra. Para uma pessoa estar totalmente motivada depende do grau dos MOTIVOS INTERNOS E EXTERNOS. No entanto, identificar esses fatores depende de, primeiramente aumentar a autoestima e o amor próprio.
Ao conquistar os “motivos”, ou seja, a “força interior” para vencer os obstáculos, as dificuldades, que se interpõem entre a conquista dos sonhos e desejos o ser humano necessita desenvolver a Autoestima e o amor próprio, estabelecendo seu PROJETO DE VIDA.
O mais importante objetivo da motivação intrínseca é identificar e captar o fator externo, que é a motivação extrínseca, um estímulo necessário para nos motivarmos. Cada pessoa se motiva de uma forma diferente, mas algumas premissas e características se igualam. A grande maioria das pessoas se motiva com a possibilidade de ver os seus sonhos realizados. Esses sonhos vêm moldados das mais diversas formas. Podem estar em palavras ou gestos, no reconhecimento de um trabalho bem feito, num elogio, na possibilidade de crescimento, numa palavra de compreensão e carinho, na importância da equipe, entre outros.
Quando este estímulo é identificado e captado, o mais simples fator externo pode se transformar na mais potente motivação. A verdadeira motivação consiste em encontrar os motivos para “ser e ter” um projeto de vida para então encontrar os caminhos rumo à felicidade, pois uma pessoa motivada é uma pessoa feliz.
Desafie-se para:
Caso você esteja passando por momento de desesperança, sem motivação, não desanime, pois só VOCÊ PODE modificar-se, se tornar mutante.
· Faça ótimos depósitos emocionais à noite e ao acordar, terá um excelente saldo positivo, pois o último depósito da noite é a primeira retirada do dia. Seja positivo (a)!!!
A Alma da motivação é nunca Desistir: de tentar, realizar, crescer, mudar, melhorar e principalmente SONHAR, pois tudo que existe hoje, surgiu de um sonho, que você vai conseguir realizar!
Acredite! Todo dia é dia de recomeçar!!!
Boa Sorte em sua caminhada!!!
Por Edna Rossim- ES. Pedagoga, Palestrante, Escritora e Assessora Pedagógica.
Por Edna Rossim (Pedagoga – Especialista em Gestão Educacional e Administrativa, Planejamento. PNL e Leader Trainning - LT1 e LT2)
Bons líderes fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho. (Warren G. Bennis)
Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum, portanto ser um líder autêntico é aquele que cria estratégias, determina a direção da empresa, faz com que os seguidores acreditem na validade das idéias.
Considerando o conceito acima, podemos afirmar que Liderar pessoas constitui-se numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional em plena era da informação em busca da qualidade e produtividade. O texto que apresentamos sobre o tema liderança e pretende refletir sobre a ação do líder moderno que tem como desafio construir seu próprio estilo de liderança, afinada com seus princípios e valores pessoais que atenda a necessidade da empresa e da equipe de trabalho, buscando dentro de uma finalidade o alcance de maior qualidade, produtividade, bom relacionamento interno e externo, autoconfiança e segurança nas atividades de trabalho através de uma filosofia mais humanista onde é valorizado o talento humano.
"Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória." (Henry Ford)
São as pessoas que criam, inovam, produzem, vendem, atendem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam e gerenciam os negócios nas organizações. Não podemos esquecer que o talento humano passou a ser tão importante quanto o próprio negócio, pois é o elemento essencial para sua preservação, consolidação e o sucesso organizacional. As organizações estão buscando um relacionamento melhor entre as pessoas, incentivando o trabalho em equipe, a harmonia no grupo e enfatizando a importância dos líderes para o desenvolvimento destes talentos.
“Os grandes líderes são como os melhores maestros –
eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos."
(Blaine Lee - Frases de liderança)
Grandes transformações vêm ocorrendo no mundo dos negócios que impactam diretamente na economia mundial reestruturando o ambiente empresarial. A necessidade de mudança tem sido imposta de fora para dentro da organização pelo avanço tecnológico, pelo processo de globalização e pela competição acirrada no mercado de trabalho que impõem novas formas de liderar/motivar as pessoas para produzirem mais e mais, trabalharem em times e atenderem melhor um cliente cada vez mais exigente. Nunca se precisou tanto da interação humana para se obter resultado.
A liderança é a capacidade de conseguir que
as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.
Nesta perspectiva, para ser líder é necessário desenvolver atitudes e habilidades que auxiliem na condução de um grupo de pessoas, buscando tomar decisões e ações acertadas tendo em mente objetivos orientadas, para os resultados. Orientamos doses de CHÁ (C=Conhecimento + H= Habilidade + A+ Atitude= Sucesso), portanto, além da inteligência o trabalho do líder envolve qualidades pessoais como espontaneidade, espírito democrático, caráter, carisma, determinação, compreensão, integridade e honestidade.
"Com talento ganhamos partidas;
com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos."
(Michael Jordan, jogador e líder)
O trabalho do líder deve ser imparcial, não favorecer pessoas pelo grau de afinidade ou amizade, mas sim pelo grau de interesse e participação no desenvolvimento da atividade. O líder deve ter muita maturidade, pois lida com pessoas, e pessoas esperam ser tratadas com dignidade e respeito.
Para Ram Charan o Know-how é composto por oito habilidades. Know –how, segundo o autor é o que separa os lideres que fazem – que entregam os resultados – daqueles que não realizam, isto é a experiência técnica é o saber fazer. É a diferença daqueles líderes que constroem valor intrínseco no longo prazo e entregam resultados no curto-prazo nas organizações.
O autor assim descreve as habilidades que compõe o know-how:
1. (...) Posicionamento e Reposicionamento: a busca constante de uma idéia central para o negócio que reúna as necessidades dos clientes e que faça dinheiro;
2. Habilidade para apontar as mudanças externas: detectar mudanças de padrão no mercado para colocar o negócio na ofensiva;
3. Controle do sistema social: ter habilidade para contratar as pessoas certas, com comportamentos certos e ter informações corretas para fazer o melhor, tomar decisões rápidas e alcançar os resultados empresariais.
4. Avaliação de pessoas: saber orientar as pessoas com base nas suas ações, decisões e comportamentos, avaliando se estão atingindo os resultados que foram definidos como negociáveis;
5. Habilidade para moldar a equipe: tornar a equipe altamente competente;
6. Capacidade para definir objetivos: definir um conjunto de objetivos que balanceie o que o negócio pode se transformar com o que ele pode atingir realisticamente;
7. Habilidade para definir prioridades: definir o caminho e o alinhamento dos recursos, ações e energia para atingir os objetivos;
8. Capacidade para lidar com forças além do mercado: ter habilidade de se antecipar e responder rapidamente as pressões da sociedade para não afetar o seu negócio.(Janeiro 2007, KNOW-HOW).
As mudanças que invadem o mundo contemporâneo requerem um novo tipo de indivíduo e de trabalhador em todos os setores econômicos, a ênfase está na necessidade de competências múltiplas do indivíduo, no trabalho em equipe, na capacidade de aprender e de se adaptar às situações novas.
E para sobreviver o indivíduo precisa desenvolver uma série de capacidades novas: autogestão, resolução de problemas, adaptabilidade e flexibilidade diante de novas tarefas, assumirem responsabilidades e aprender por si próprio e constantemente trabalhar em grupo de modo cooperativo e menos hierarquizado. O mundo contemporâneo requer um indivíduo capaz de criar estratégia para liderar o novo.
A liderança não é uma habilidade nata, nem privativa de uma minoria, ela pode ser aprendida, assimilada, aperfeiçoada, adaptada e incorporada ao “chefe”. Não existe uma fórmula única para se tornar um líder. Um líder moderno deve correr riscos ser audacioso, entretanto, deve ter um bom planejamento estratégico, visão de futuro, sem perder a visão do presente, e olhar o passado como referência.
"O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho." (Peter Drucker)
Ser e estar entusiasmado consigo mesmo, com o trabalho e com a equipe sinérgica na obtenção de resultados, saber reconhecer e recompensar talentos, ter clareza nas metas perseguidas, perseverança, gentileza, carisma, honestidade, integridade e além de bom ouvinte, flexível, paciente, atencioso, observador, negociador, motivador, ... Deve ter entre outras, a inteligência emocional, que se torna um diferencial significativo em ambientes competitivos.
Para James Hunter, autor de O Monge e o Executivo, “a liderança é uma questão de caráter, e este, é seguramente, o mais forte exemplo que ele deixara para sua equipe.” No entanto, o conceito de liderança enfatiza a capacidade de alguns indivíduos sensibilizarem, inspirarem e mobilizarem grupos ou massas para caminharem juntos na busca de um mesmo objetivo. Assim, a liderança pode melhorar ou piorar o contexto histórico do qual faz parte.
Uma vez que, o exercício de liderança reconcilia o indivíduo como protagonista, com relações sociais, com os processos e com o contexto maior. Permite, na prática, a dimensão pessoal com a social.
Sobre a questão de caráter nos diz Floriano Serra:
(...) ainda há organizações que enaltecem os líderes que conseguem resultados a qualquer preço. Há alguma lógica nisso, porque as empresas precisam de resultados para sobreviver. Mas, sou da opinião de que, mais que os resultados, elas necessitam das pessoas – que são justamente os instrumentos mediante os quais os referidos resultados são atingidos. Logo, a gestão de pessoas deveria ser a prioridade do líder, que terá os resultados como conseqüência natural, mas claro que o foco dele não pode pular para o extremo e fixar-se apenas nas relações interpessoais: o clima interno vai muito bem, obrigado, mas... e os resultados (Junho 2007, GESTÃO EDUCACIONAL)
Nesta expectativa, o exercício da liderança depende não só das competências individuais de quem a exerce, mas também da qualidade de uma relação estabelecida entre pessoas e da exigência do momento, construindo assim, o elo que liga desenvolvimento pessoal e social.
"A diferença entre um chefe e um líder:
um chefe diz, Vá! um líder diz, Vamos!" (E. M. Kelly)
No entanto, Tom Peters dizia que: “líderes não criam seguidores. Eles criam mais líderes”, e hoje as empresas precisam de líderes, que saibam o que estão fazendo, como estão fazendo e por que estão fazendo. Precisam conhecer a dimensão de uma mudança e em que velocidade deve acontecer.
Antonio Meneghetti, quando discorre sobre liderança, destaca as características do líder:
(...)Líder indica o dirigente, a pessoa-vetor, a pessoa que controla as operações. É o centro operativo de mais relações e funções. Centro operativo não significa que um indivíduo que se coloca sobre os outros e comanda, essa é uma projeção infantil. O líder é uma pessoa que constrói a função, a repara quando necessário e a aperfeiçoa, portanto é um artesão. É alguém que sabe fazer as relações com vantagem, com ganho (Fevereiro 2007, GESTÃO EDUCACIONAL)
Conclui-se, que diante das mudanças, o líder deve conciliar os interesses da organização ao da equipe de trabalho objetivando um ambiente favorável ao desenvolvimento. Portanto, independente do seu próprio estilo, ser líder implica em saber exercer a liderança e essa se faz no dia a dia, junto a equipe de trabalho. Assim, saber conviver harmonicamente, tolerantemente buscando o equilíbrio torna-se um dos primeiros degraus para quem quer ser um verdadeiro “líder em tempo de mudanças”.
"Gerenciar é fazer direito as coisas;
liderar é fazer as coisas certas." (Peter Drucker)
Liderar é... aprender a aprender e aprender a ser uma pessoa melhor a cada dia na gestão de sua equipe.
BIBLIOGRAFIA
GESTÃO EDUCACIONAL: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. fevereiro, 2007.
___________. Gestão Educacional: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Junho, 2007.
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 17º edição (trad. Maria da Conceição Fornos de Magalhães).
MINICUCCI, Agostinho, Psicologia Aplicada à Administração: Teorias e Sistemas, 87, 5ª Edição, São Paulo, Editora Atlas S.A. - 1995
ENTREVISTA A EDNA ROSSIM, AUTORA DO LIVRO A CHAVE DO SUCESSO. Exercícios Práticos de Liderança
Sucesso é ser feliz com as pequenas realizações, é fazer bem feito cada Atitude sem ter a necessidade de voltar e corrigir a rota, é sentir o sabor da conquista, é entender que precisamos de muito pouco, é cuidar das 7 saúdes, é fazer a sua roda da vida girar, é ter fé que tudo o que sonhamos se tornará realidade deacordo com o grau de vontade e intensidade de que desejamos, assim ao colocarmos em prática nossas ações, receberemos de volta porque a vida é cíclica, tudo o que fazemos volta para nós.Sucesso é sinônimo de fazer o que se gosta e ao fazer bem feito, muitos caminhos “oportunidades” chegarão ate você, pois nem sempre ter muito dinheiro é sinômino de sucesso, fama. O dinheiro até pode chegar, mas sozinho, não gratifica. O Dinheiro necessita de uma ação, e é a conseqüência de algo bem feito.
Se pudermos definir uma fórmula para o sucesso diria que existem alguns comportamentos para se adquiri-lo:
PENSE NESTA EQUAÇÃO
C+ O + T + F + M + A + C + I – P – E - B= S
TRADUZINDO:
CONHECIMENTO + OUSADIA + TRABALHO EM EQUIPE + FÉ + META/ VISÃO + ATITUDE+ COMPROMETIMENTO + INOVAÇÃO
- Pessimismo – Egoísmo - Baixa-estima:
= SUCESSO!!
Se pensarmos bem a palavra “sucesso” vem do verbo “suceder”, que significa simplesmente “vir depois de, acontecer em consequencia de”. Ser bem-sucedido, fazer sucesso, é sempre consequencia de algo bem feito.
É a diferença nas atitudes que faz a pessoa de sucesso. Pessoas de sucesso acreditam, não perdem tempo, lutam por dias melhores, são incansáveis, mantém o bom humor e acima de tudo exercitam a liderança servindo.
Ao definirmos a Palavra CHAVE, temos as seguintes palavras de comando:
C onhecimento = Saber
H abilidade = Saber fazer
A titude = Querer fazer
V alores = Aprendizado de vida
E moções = Equilíbrio
A Chave do Sucesso está dentro de cada um. Encontre a melhor forma de fazer a sua chave funcionar e te fazer feliz!!
Podemos também acrescentar outro componente para favorecer o autoconhecimento, que é a Roda da Vida. Quando desconhecemos nossa RODA DA VIDA, não entendemos e nem compreendemos que estamos desenvolvendo menos uma ou a outra.
A Roda da Vida é um círculo com oito raios, onde em cada um deles está disposto uma saúde da vida considerada fundamental para a conquista do autoconhecimento, equilíbrio pessoal e liderança. A idéia principal é que você faça reflexões sistematizadas e contínuas sobre a atenção dispensada a cada uma destas sete saúdes: Física, Espiritual, Intelectual, Familiar, Social, Profissional, Financeira; e desenvolva um PROJETO DE VIDA para melhorar o que não está equilibrado ou que lhe esteja impedindo fazê-la girar ou que lhe impeça de ser feliz e ter sucesso na vida nos vários cenários.
Pense nisto:
O domínio das emoções nos faz ter uma vida mais equilibrada e com maturidade nas Atitudes.
Deve controlar principalmente a Raiva e o Medo que são emoções que descontrolam o ser humano. Em meu livro cito GOLEMAN, que define as aptidões da inteligência emocional em 05 fatores:
1-conhecer as próprias emoções. Autoconsciência - reconhecer um sentimento quando ele ocorre – é a pedra do toque da inteligência emocional.
2- lidar com as emoções. Lidar com os sentimentos para que sejam apropriados é uma aptidão que se desenvolve na autoconsciência.
3- motivar-se. Por as emoções a serviço de uma meta é essencial para centrar a atenção, para automotivação e a maestria, e para a criatividade.
4- reconhecer emoções nos outros- A empatia, outra capacidade que se desenvolve na autoconsciência emocional, é a “aptidão pessoal” fundamental.
5- lidar com relacionamentos. A arte de se relacionar é, em grande parte, a aptidão de lidar com as emoções dos outros.
O escritor Brian Tracy em seu livro Metas: estratégias práticas para determinar e conquistar seus objetivos, considera quatro fatores como a causa das emoções negativas:
Neste livro abordamos os sentimentos de culpa e medo como fatores determinantes dos possíveis fracassos psicológicos e reais.
A culpa pode ser gerada por muitos sentimentos como: falta de perdão, raiva, medo, rejeição, abandono, abusos, mentira, prazer, felicidade, dinheiro, sucesso, expectativa, comparações, necessidade de agradar, sentimentos de impotência, preconceito, segredos, religião, morte, manipulação, crítica, regras, acusações, repressão, rigidez, inflexibilidade, julgamento, controle, dependência, superproteção, comodismo/ falta de atitude, principalmente entre os familiares.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,
nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55: 8
Ao ler o capitulo Caminheiros, não existe caminho, o caminho se faz ao caminhar, faço uma explanação de como estamos sempre a CAMINHO de nossos sonhos e em busca da felicidade.
Para mim, o segredo do sucesso é ser AGRADECIDO A DEUS, por cada conquista, cada sonho concretizado, cada planejamento (PDCA) executado com o CHA e a CHAVE nos fazem mais fortes, pois a crença de que DEUS é nosso pai protetor, nos faz ousar e enfrentar os desafios da vida, portanto seja UM SER AGRADECIDO.
Diante dessa verdade, faz-se preciso “Nascer de novo” que significa abrir o baú da sua existência e ressignificar as emoções como a raiva, a tristeza, o ódio e o medo. Somente os corajosos buscam as verdades dentro de si mesmas e ousam nascer de novo refazendo caminhos, abrindo portas e buscando seus objetivos com a certeza de que sempre o melhor está por vir. Com esta certeza confira João 3:3-7. "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
A responsabilidade com o nosso jeito de caminhar parte das nossas ESCOLHAS. Uma boa escolha define bem o que queremos, pois como vamos obter resultados diferentes fazendo sempre do mesmo jeito? Entender o que significa saber escolher, ouvir nossas emoções, entender o que acontece com nosso corpo, as manifestações das emoções em nos é a congruência para agir, e traçar a nossa MISSÃO.
Entende-se por Programação Neuro/Linguistica (PNL) um modelo de comunicação com o qual os seus processos podem ser conscientemente analisados, planejados e configurados, colocando à disposição os seus métodos, técnicas de intervenção e possibilidades de adaptação e alteração, que podem ajudar a reconhecer e a vencer os problemas e dificuldades nos processos decorrentes da comunicação e, assim, a possibilitar o êxito na comunicação.
Para obter sucesso, ou seja, resultados positivos com o modelo de comunicação e padrão mental, as pessoas necessitam recorrer às ferramentas certas da PNL: âncora, fedbacks, congruência, Raport, entre outras.
As pessoas bem sucedidas desenvolvem habilidades para lidar com suas vidas pessoais e profissionais. Elas conseguem mobilizar o melhor de si mesmas, administrando seus pensamentos e estados emocionais para conseguir o que querem na vida, enquanto respeitam e se relacionam bem com os que estão ao seu redor. Quando Mudamos o pensamento, Mudamos o mundo ao nosso redor.
O crescimento pessoal constante é decorrente de um hábito de criar objetivos. Existe um caminho para usar nossa mente para formular objetivos, que funciona maravilhosa e consistentemente bem.
A PNL contribui para:
ü Melhorar o conhecimento das potencialidades individuais;
ü Entender que as decorrências negativas na vida de cada um são consequências de “falhas técnicas” e não são propriamente castigos de Deus;
ü Desenvolve a idéia de que a organização mental é fundamental para atingir uma determinada meta ou objetivo;
ü Desenvolve a consciência de que valores como generosidade e fraternidade são fundamentais para se fechar com êxito o ciclo da vida;
ü O entendimento de como as palavras age no nosso cérebro e de como elas podem agir a nosso favor no dia-a-dia;
ü A aceitação da liberdade como um valor indispensável ao crescimento humano, ao invés aceitá-la com as restrições culturais impostas pelas ditaduras políticas, religiosas, etc.;
ü Fazer renascer a esperança e a crença de que dias melhores hão de vir;
ü O reconhecimento da importância do “outro” em nossa vida;
ü A admissão da autocrítica como procedimento indispensável ao nosso crescimento como pessoa;
ü A sensação de iluminação intelectual ao descobrir outras alternativas de conduta;
A Programação Neurolinguística se destaca como um instrumento poderoso para desenvolver habilidades importantes, dos líderes e das equipes, ajudando a otimizar a interação entre as pessoas.
Algumas frases abaixo são aplicadas à programação neurolinguistica.
“Isto é apenas um inconveniente, não é nenhuma tragédia”.
“Se você quer ter abundância na sua vida, não deixe criar vácuo de necessidade”.
“A vida é uma série de pequenas decisões, cada decisão molda uma nova realidade”.
“O futuro não é o lugar que você está indo, é o lugar que você está construindo”.
“Eu posso, eu sou capaz, eu mereço”!
“Metas são sonhos dotados de pernas. Te levam pra onde você quiser ir”.
“Ninguém é responsável por aquilo que acontece com você. Tudo tem sua permissão”.
“Fracassado é alguém que não pode se dar ao luxo de fracassar.”
“O último depósito da noite, é a primeira retirada do dia.”
Portanto, quando se sentir ameaçado pela raiva e pelo Medo exercite a respiração que preenche o abdômen - Inspire pelo nariz e faça uma de modo bem profundo, solte pela boca com força. Quando inspirar conte mentalmente até 3 e solte. Repita o exercício por 3 vezes.
Para construir a sua RODA DA VIDA, relaxe, respire e mãos-a-obra:
Ex de Meta Física:
ü Fazer Pilates 02 vezes por semana, a partir do mês de fevereiro de 2010, para manter bem o tônus muscular.
O Mapa dos Sonhos pode ser construído em cartolina ou no Power Point em seu computador. Faça o seu MAPA DOS SONHOS, colocando as imagens que podem ser gravuras de revistas ou fotos reais daquilo que deseja; o MAPA DOS SONHOS deve ficar bem a vista e ser contemplado com alegria, mesmo que as conquistas ainda não tenham chegado;
Todos os dias ao dormir e ao acordar, faça um exercício de respiração profunda e visualize que todas as imagens contidas no Mapa dos Sonhos já foram realizadas.
Faça a sua oração e entregue nas mãos de Deus. Acredite e viva como se a qualquer momento os seus desejos fossem realizados. Mantenha viva a sua auto-estima;
A IMPORTÂNCIA DE UMA PALAVRA MÁGICA NOS RELACIONAMENTOS: OBRIGADO (A)
A simplicidade, a beleza e o som gostoso de um “obrigado (a)” estão cada vez mais difíceis de serem encontrados e de se ouvidos. Agradecer é uma arte das pessoas que entendem os processos e meios saudáveis de se manter as relações sociais.
Quando manifestamos o ato de agradecer com as palavras: muito Obrigado (a) é preciso que estas simples palavras porem de gesto amplo seja embebida de emoção, sinceridade, autenticidade e calor humano. O Simples ato de repetir “Obrigado (a)” pode se tornar um ato mecânico perdendo assim a leveza e a grandeza do gesto.
O poder da palavra Obrigado (a):
Um obrigado (a) dito com amor, carinho e sinceridade pode salvar o dia de alguém que já pode estar se considerando humilhado, mal remunerado ou injustiçado em seu trabalho ou em outras situações.
Digo que fazer o bem e servir é uma arte e deve ser feita mesmo sem esperar nada em troca nem mesmo um obrigado (a).“Faça o bem não olhe a quem, que o obrigado, nem sempre vem”. É preocupante como esta nova geração de crianças e jovens estão se esquecendo de utilizar as palavras mágicas nos relacionamentos:
Os gestos de carinho, amor e gentilezas precisam ser vivenciados experienciados e não meramente ensinadas. Se o ambiente é hostil, então fica explicada a inexistência de um ato tão importante como o agradecimento.
Quando o agradecer é uma excelente dica para manter bons relacionamentos e uma arte de pessoas bem resolvidas?
Até mesmo diante de uma situação não muito agradável. Este deve ser feito com cautela e polidez, sem excesso, pois pode soar falso e uma ofensa, dificultando assim o relacionamento.
Agradecer é...
Reconhecer a importância do fato ou da pessoa;
Testar a própria humildade e generosidade de servir;
Manifestar a boa educação;
Quando entendemos que tudo que fazemos ao outro volta na mesma intensidade para nós, mudamos nossa maneira de ver o mundo e consequentemente mudamos nossas atitudes.
CHA: precisamos tomar muito CHA Conhecimento, Habilidade e Atitude para trabalhamos bem as condições da CHAVE dos nossos Relacionamentos;
CHAVE: Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valores e Emoções.
Edna Rossim
Uma lição de vida que devemos trazer para nossas vidas, pessoal, profissional, amorosa, núcleo de amigos e familiares.... Porque afinal de contas ninguém é substituível! Cada um carrega algo diferente e especial.... Senão Deus teria nos feito iguais!!!
Aproveitem seus talentos e valorize o talento dos que te cercam!!!
Abraços!!!
"Ninguém é insubstituível???"
Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
- E Beethoven ?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Albert Einstein? Picasso? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..".
É bom para refletir e se valorizar!
Um Bom Dia..... Insubstituível
|
© 2012 Instituto Ande Consultorias, Palestras, Marketing-Todos os direitos reservados.
Crie um site grátis